Serious Games Video Clip

Uma seleção com diversos recortes de videos de Serious Games. Podemos ver uma série de exemplos positivos do uso da tecnologia e criatividade aplicados ao aprendizado.

Top 100 dos recursos em Jogos de Aprendizado

Voce procura referências para seus textos, pesquisas ou mesmo trabalhos em sala de aula?

Foi publicado uma lista no The Upside Learning Solutions Blog com as 100 melhores fontes de informação para o tema.

Para conferir CLIQUE AQUI.

Visa lança jogo sobre Futebol e Finanças


A Visa, colocou a disposição na internet jogos que se usam a temática do futebol para disseminar lições sobre finanças. Segue uma breve tradução sobre os princípios do jogo.

- Resumo: cada módulo começa com uma visão narrativa dos conceitos a serem ensinados. Este pequeno resumo dará ao educador e estudantes uma idéia rápida do material a
seguir.

- Ensino de Metas e Objetivos: descrever brevemente os resultados esperados de aprendizagem da módulo.

- Notas de Ensino: as notas de ensino são o principal material de que os conceitos do módulo são aprendidas. Os educadores podem utilizar as notas de ensino tal como está ou adaptá-las ao seu próprio estilo de ensino.

- Discussão: estudantes e educadores colocam em prática conceitos aprendidos através da discussão de exemplos concretos.

- Atividade: pode ser usado como um grupo exercício ou como uma avaliação da aprendizagem dos alunos. Neste seção, os estudantes respondem a várias perguntas para testar sua conhecimento dos conceitos aprendidos.

Maiores informações e os módulos de jogo no site http://www.financialfootballbeta.com/learn/index.php

Muito Além do Mário ou Sonic!

Tenho verdadeiro orgulho de ter crescido de tais jogos fazerem parte das minha das minhas memórias, mas nunca havia pensado como é confortável pegar água na cozinha.
Porém, nosso mundo é um lugar imenso, que tem espaço não apenas para maravilhas, mas também seus problemas.
Darfur Is Dying, é um jogo que nos leva a conhecer dois fatos: uma situação regional extremamente complexa e o cotidiano de seus habitantes.
Para quem não conhece, Darfur se localiza no Sudão, onde existem etnias rivais e com isso o genocídio, para mais informações clique aqui.
O game é dividio em duas partes:
- você como um menino tendo que atravessar uma região árida atrás de água fugindo de milicianos;
- a vida um campo de refugiados, muito bem descrito.

Veja como pode ser complicada a realidade de crianças que não jogam Mário e Sonic e se quiserem tomar água, vão a guerra ao invés da cozinha.

http://www.darfurisdying.com/

Nós já sabiamos, a confirmação das tendências!

Hoje no Yahoo, foi postado sobre a utilização dos games de modo mais sério. Inclusive como um filão.
O que isso significa?

Duas coisas:
- Primeiro, as nossas profecias estão se concretizando (brincaderia!);
- Segundo, a atenção das grandes mídias estão se voltando para a temática. Com certeza podemos esperar desdobramentos disso.

Matéria originalmente publicada em: http://br.noticias.yahoo.com/s/02092009/48/tecnologia-noticias-novo-filao-dos-jogos.html

Qua, 02 Set, 08h38
Por EFE Reportagens

Em uma indústria que se alimenta de sensações e que esgotou há muito tempo o filão das superproduções de Hollywood, tanto as grandes companhias como os pequenos criadores abraçaram o velho ditado de "a realidade supera a ficção", impulsionados pela crescente espetacularização dos telejornais.

Assim, aproveitando o auge do formato flash e sua fácil implantação nas plataformas web, cada vez mais produtoras se apressam para desenvolver jogos para que estejam disponíveis em poucos dias, após ser publicada a última informação sobre o assunto.

Embora jogos como "Sock and Awe" - que permite agredir Bush como fez o jornalista iraquiano Montazer al-Zaidi - cheguem ao público a partir da paródia e do sensacionalismo, muitos criadores de jogos asseguram que o que os inspira atualmente é o desejo de educar.



"Madrid", a história de uma tragédia.
É o caso do uruguaio Gonzalo Frasca, responsável pelo desenvolvimento de "Madrid", que trata os atentados terroristas do dia 11 de março de 2004 na capital espanhola a partir de uma ótica de empatia com as vítimas e seus familiares. "Eu vivia na Dinamarca quando aconteceram os ataques e, frente à indignação, decidimos fazer um jogo que recuperasse um aspecto emotivo e solidário", disse Frasca em entrevista à Agência Efe.

A NewsGaming conseguiu terminar "Madrid" em menos de dois dias, apresentando uma aventura gráfica simples que lança ao jogador o desafio de manter vivas as chamas das velas acesas em homenagem às vítimas. "Muitas pessoas nos escreveram dizendo que era um dos poucos jogos que as tinha feito chorar", se orgulha Frasca.

A produtora suavizou em "Madrid" o caráter político impresso na sua primeira incursão no mundo dos jogos de atualidade: "September 12th", uma reflexão sobre as consequências dos ataques terroristas no World Trade Center de Nova York. "A ideia era mostrar de uma maneira moderna o velho conceito de que violência gera violência. Teve um sucesso incrível, milhões de pessoas o jogaram. Mas também gerou muita controvérsia, e inclusive recebemos muitas críticas e ameaças", lembrou. Segundo Frasca, os pais podem parar de se preocupar com o clássico tópico de que os videogames estimulam a agressividade nos adolescentes.



Erradicar a indiferença diante da informação.
Para o uruguaio, os jogos baseados na atualidade podem constituir uma nova forma de se informar, mais interativa e mais efetiva na hora de erradicar a indiferença diante da informação. "São como as caricaturas políticas dos jornais tradicionais. Parece-me que chamam a atenção das pessoas, pois permitem ver notícias de uma maneira mais entretida, mas não necessariamente simplista", explicou à Efe.

Mesmo assim, não faltam os críticos que opinam que jogos como "Saving Captain Phillips", sobre o capitão do navio americano sequestrado em abril por piratas somalis, ou "Swinefighter", cujo fim é vacinar os porcos que se tornam verdes, não são mais que uma trivialização de temas que deveriam ser levados mais a sério.

Entre os jogos que despertaram mais suscetibilidades estão os baseados na crise econômica, como "Trillion Dollar Bailout", que permite conceder hipotecas-lixo (subprime) a proprietários arruinados, ou "Made Off", sobre o famoso caso de fraude protagonizado pelo financista americano Bernard Madoff.

"A ideia de 'Made Off' surgiu de nosso desejo de reagir às emoções dos milhões de pessoas afetadas pela crise financeira, e proporcionar a elas um pouco de educação ao mesmo tempo", disse à Agência Efe Neil Edwards, presidente de Cellufun, a produtora do polêmico jogo. "'Made Off' é uma forma divertida e educativa de compreender como funcionam as fraudes piramidais, sem arriscar dinheiro real", acrescentou. No jogo, projetado para "o grande público", os jogadores podem adotar o papel ativo de gerentes de fundos ou outro passivo de investidores.

Embora não negue que os jogadores possam se aproximar do jogo atraídos principalmente pela possibilidade de conspirar e enganar, Edwards considera que também lhes ensina "a serem criativos e estarem prontos quando investem"."Ao contrário das tramas de corrupção reais, nas quais os participantes são enganados, os jogadores de 'Made Off' conhecem as regras do jogo antes de entregar seu dinheiro virtual", explicou.

O diretor da Cellufun minimizou a possibilidade de que o jogo tenha ferido a sensibilidade daqueles que Madoff roubou cerca de US$ 50 bilhões. "Ao nos dirigir a pessoas reais com emoções reais, é possível que tenhamos incomodado alguém, mas não era nossa intenção. Para atrair os usuários utilizamos uma linguagem publicitária um pouco agressiva, mas o que queríamos era ser satíricos, não ofensivos", assegurou.

Para Scott Steinberg, editor da revista on line DigitalTrends.com, este tipo de jogo que se apoia em uma visão leve e satírica da realidade se liga à necessidade do público de se desligar do formato informativo sério. "Há tantas notícias devastadoras por dia que estes jogos representam uma via de escape divertida. Servem para rir um pouco, e, ao contrário do que acontece na vida real, ninguém sai ferido", explica. No entanto, as produtoras reconhecem que estes jogos, cujo atrativo está em seu imediatismo, costumam perder o interesse no momento em que a notícia perde destaque.

Mas pouco importa a estes especialistas criar aventuras em poucas horas, que se conformam em atrair milhões de usuários enquanto as manchetes ainda estão frescas, conscientes de que, dentro de três anos, serão poucos os que vão continuar capturando piratas somalis ou erradicando a gripe A.

Crianças na Guerra, uma realidade e um jogo.

27 de agosto foi lançado mais um capítulo do jogo Global Conflicts, agora o Child Soldiers, que mostra a realidade das crianças indo para a guerra na Uganda.

Mais informações, inclusive a venda da licença para usar em escolas neste link.