Anotações da Palestra da @renatagames

Qual o melhor lugar para arquivar as anotações de uma palestra?
- Se eu colocar eu um caderno eu posso perder;
- Se eu salvar em um arquivo eu posso perder;
- Mas se eu colocar no blog, além de não perder, é mais fácil acesso, porém não fazem justiça a qualidade da palestra da Professora Renata. Este post é algo muito mais próximo a um diário do que qualquer outro modo informativo. OK?

No Dia 10/05 no Centro Britânico Brasileiro, Aula Introdutória ao Workshop de Matt Costello, foi dada pela Professora Doutora Renata Gomes - o título da palestra foi: ”Videogame: imagem, narrativa e participação”.

Daqui em diante foram as minhas anotações, as informações estão um tanto quanto telegráficas e totalmente subjetivas, boa parte copiada da sua apresentação e fora de ordem:

- Games e Narrativa

- De Espectador a Jogador
Agenciamento
Exercer ações Significativas
Observar Resultados
Atuação - Movimento

- Mundo da História
Ambiente Tridimensional
Jornada do Herói
imersão através de um corpo
capacidade corpo ambiente
AFFORDANCES (INFORMAÇÃO/CONSTRUIR O MUNDO- RELAÇÃO CENÁRIOS E UTILIDADE)

- Entrar no Filme não apenas cenas editadas
- experiência narrativa
- jogador - personagem
- implicado fisicamente
- Avatar
- Ponto-de-vista
- jogar = agir
- experiência narrativa

Jogabilidade > Bons Gráficos

Dilemas narrativos

Design da experiência

- Mescla de técnicas
- Roteiro de cinema multiplicado mil vezes
- Como avançar a trama sem colocar o jogador em um filme clicável

NPC

- Inteligência narrativa
- Personagem
- Empatia
- Espectadores
- leitura da mente - emoções - neurônios espelho
- espectador < > personagem
- ética

A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA NARRATIVA

Mais uma vez eu repito essas anotações foram pessoais, o objetivo é para guardar minhas percepções sobre o evento.

Qualquer coisa os dados de contato da Renata são:

twitter @renatagames
blog desdobramentos.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário