Qual o melhor lugar para arquivar as anotações de uma palestra?
- Se eu colocar eu um caderno eu posso perder;
- Se eu salvar em um arquivo eu posso perder;
- Mas se eu colocar no blog, além de não perder, é mais fácil acesso, porém não fazem justiça a qualidade da palestra da Professora Renata. Este post é algo muito mais próximo a um diário do que qualquer outro modo informativo. OK?
No Dia 10/05 no Centro Britânico Brasileiro, Aula Introdutória ao Workshop de Matt Costello, foi dada pela Professora Doutora Renata Gomes - o título da palestra foi: ”Videogame: imagem, narrativa e participação”.
Daqui em diante foram as minhas anotações, as informações estão um tanto quanto telegráficas e totalmente subjetivas, boa parte copiada da sua apresentação e fora de ordem:
- Games e Narrativa
- De Espectador a Jogador
Agenciamento
Exercer ações Significativas
Observar Resultados
Atuação - Movimento
- Mundo da História
Ambiente Tridimensional
Jornada do Herói
imersão através de um corpo
capacidade corpo ambiente
AFFORDANCES (INFORMAÇÃO/CONSTRUIR O MUNDO- RELAÇÃO CENÁRIOS E UTILIDADE)
- Entrar no Filme não apenas cenas editadas
- experiência narrativa
- jogador - personagem
- implicado fisicamente
- Avatar
- Ponto-de-vista
- jogar = agir
- experiência narrativa
Jogabilidade > Bons Gráficos
Dilemas narrativos
Design da experiência
- Mescla de técnicas
- Roteiro de cinema multiplicado mil vezes
- Como avançar a trama sem colocar o jogador em um filme clicável
NPC
- Inteligência narrativa
- Personagem
- Empatia
- Espectadores
- leitura da mente - emoções - neurônios espelho
- espectador < > personagem
- ética
A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA NARRATIVA
Mais uma vez eu repito essas anotações foram pessoais, o objetivo é para guardar minhas percepções sobre o evento.
Qualquer coisa os dados de contato da Renata são:
twitter @renatagames
blog desdobramentos.wordpress.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário