2 lembretes de coisas bem legais

Esse post é breve a correria está apertada - mas... vou deixar aqui duas coisas interessantes, ok?

Um texto do professor Henry Jenkis sobre o Demolidor e um texto sobre Storytelling e Ensino, recomendo a leitura de ambos.

http://henryjenkins.org/2010/06/man_without_fear.html

http://electronicportfolios.org/portfolios/SITEStorytelling2006.pdf

Boas leituras!

#spgameshow


A primeira #spgameshow está sendo um ótimo evento!
Localizada no Mart Center, está ocorrendo paralelamente a Asia Fest, Anime Friends e a Comics Fair!

O espaço da #spgameshow tem expositores legais como a Nintendo e a loja de miniatura Coleciona, além de uma espécie de museu do Video Game (acervo do Moacyr Alves)! Porém a parte da escola Saga, o mundo Saga, está um show a parte, diversos monitores com WII, XBOX 360 e PS3, trabalho dos alunos, palestras sobre o que e como a escola desenvole os trabalhos, realmente fantástico!

No meio de tudo isso, está o palco das palestras. Infelizmente não consegui ver todas, mas as que pude ver fora muito boas e sempre com todas as cadeiras lotadas, público interessado, querendo sempre inetargir.

mais legal que tudo isso foi rever amigos e conhecer novos e finalmente ter contato pessoal com uma galera sempre vemos pelo twitter, blogs, etc.

Parabéns a organização, Yamato Corp, Tom Marques e o locutor de evento, pessoal super esforçado que está mandando bem demais!

Realmente a cena gamer está ficando cada vez melhor!

Campanha Jogo Justo!




Quarta houve a coletiva de imprensa da Campanha Jogo Justo na escola Saga da Lapa.
Moacyr Alves ao lado de dois representantes da indústria nacional, apresentaram qual é a situação da indústria gamer no Brasil (0,5 do mercado mundial, inclusive atrás o Chile) e o Deputado Luis Carlos Busato, responsável pela campanha e de levar o projeto para as mãos do secretário da fazenda, pronunciou sobre as questões governamentais que envolvem a campanha.
Talvez o modo de resumir tudo seria uma Frase do Mocayr: o jogador de videogame, o emrpesário e todos os envolvidos são heróis!
Seria engraçado se não fosse cômico saber que o imposto cobrado aos games gira em torno de 80%, pois é enquadrado junto com as máquinas de jogos de azar.
Porém é fantástico saber que agora existem pessoas se mobilizando para mudar a situação, meu apoio incondicional a Campanha Jogo Justo!
Acessem o site: jogojusto.com.br. Ajudem a divulgar a campanha.
Essa luta é de todos nós!

RPGCON, MELHOR IMPOSSÍVEL

Fazia aproximadamente uns 7 anos que não ia a um encontro de RPG e também não jogava uma mesa, alias a última foi em EIRPG na Chico Pontes.
Mesmo não jogando, acompanhava a cena pela Inetrnet, blogs e twitter, apenas um beholder virtual.

Aproximadamente uns 3 meses atrás, conversei com o D3 pelo msn, falei dos meus projetos e tal. Desse papo surgiu a idéia de dar uma palestra na segunda edição da RPGCON. Eu enviei o material para e a organização aprovou.

À medida que os dias chegavam e principalmente no caminho do evento, foi como uma volta o passado. Era uma a sensação de “aquilo que é bom, sempre será bom”.

Coisas que aconteceram na RPGCON:

Minha palestra foi muito legal, superou todas as expectativas. A duração de uma hora se estendeu por quase outra hora. O pessoal interagiu, riu, deu exemplos e na atividade prática construiu bons exemplos. Fiquei muito feliz com o Resultado! Aqui está o link com a apresentação: http://www.slideshare.net/franciscotupy/rpgcon



Joguei uma mesa de Steampunk, e vi um workshop de criação de itens. Uma cultura que sempre apreciei, li e queria me aproximar. Depois posto as fotos do meu “costume steampunk”.

A social foi o ponto alto.

- Vi grandes amigos pessoas muito bacanas que gosto muito: D3, Vasco, Diniz, Fernanda, Kill, Atilassauro, Cláudio Villa (que fez o colegial junto comigo), o Guile (para quem eu dei o gibi que eu ganhei no sorteio, era da DC – eca!), Marcelo Del Debio e sua família, Manolis, Nathy, o Rogério Saladino em suas 4 palestras e muitos outros!
- O Mozart e o Dudu, amigos de MG, que conheci a uns 15 anos atrás em um EIRPG. E marcamos a RPGCON destse ano para nos vermos novamente.
- Além dos novos camaradas que pude realmente conhecer e trocar uma idéia: Rod Reis, Lord Fire e o Karl do Conselho Steampunk, pessoal da Feira Medieval e a turma do BEJRPG.
- Menção honrosa para minha grande amigona Germana Viana. Simplesmente na palestra com as editoras/autores, como o DD tecendo seus comentários ela se pronuncia: “Fala a verdade, você virou pastor. Ué, se não é pastor é escoteiro.” Foi a melhor gargalhada que dei no evento.

A organização está de parabéns, staff e todos mais mandaram muito bem. Deixo aqui minhas congratulações ao D3, e todos os demais, foi um ótimo evento.

Considerações finais.

Tive a seguinte impressão do evento: embora mais calmo e menor do que era no passado, vejo isso como uma evolução, e os sintomas classifico por um público maduro e ótimas atividades. Quanto mais o tempo passa, melhor o RPG fica.