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Resumo do Mestrado
A relação entre os aspectos fílmicos e lúdicos dos jogos vão muito além 
da palavra videogame. Essa terminologia frente à humanidade é muito
 recente, apenas com algumas dezenas de anos, porém, trata-se de algo 
que converge em símbolos, técnicas e práticas, revestindo tais itens 
contemporâneos e impactando a sociedade significativamente. Logo, 
configura-se como um objeto de estudo capaz de promover reflexões 
diversas. No caso desta pesquisa, consideramos que nessa expressão 
do ato de jogar existe muito de game e pouco de vídeo.  As abordagens 
focando as narrativas e as mecânicas muitas vezes deixam uma lacuna 
referente aos processos audiovisuais. Em função desta observação, foi 
realizado um estudo de cunho hipotético-dedutivo e metapórico 
preconizando uma visão integradora de três métodos distintos: a 
Ludologia, a Narratologia e a Linguagem Audiovisual. A motivação do 
título escolhido para o estudo de caso, Super Street Fighter IV, ocorreu 
por ser um jogo popular, dentro de um gênero típico de jogabilidade, que 
há mais de duas décadas se reinventa para agradar os fãs. Além disso, 
dialoga diretamente com temas culturais (costumes asiáticos e artes 
marciais) e temas cinematográficos (filmes de luta e o ícone representado 
por Bruce Lee). O estudo focou os resultados visando contribuir
 para uma compreensão do videogame, de modo que a pesquisa realizada 
pudesse trazer parâmetros tanto para aprofundar elementos presentes em 
sua linguagem quanto para o desenvolvimento de 
questões de ligadas à sua realização.Resumo em português
Palavras-chave em inglês
audio-visual language
cinema
metapore
Street Fighter
videogame

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