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Resumo do Mestrado
A relação entre os aspectos fílmicos e lúdicos dos jogos vão muito além
da palavra videogame. Essa terminologia frente à humanidade é muito
recente, apenas com algumas dezenas de anos, porém, trata-se de algo
que converge em símbolos, técnicas e práticas, revestindo tais itens
contemporâneos e impactando a sociedade significativamente. Logo,
configura-se como um objeto de estudo capaz de promover reflexões
diversas. No caso desta pesquisa, consideramos que nessa expressão
do ato de jogar existe muito de game e pouco de vídeo. As abordagens
focando as narrativas e as mecânicas muitas vezes deixam uma lacuna
referente aos processos audiovisuais. Em função desta observação, foi
realizado um estudo de cunho hipotético-dedutivo e metapórico
preconizando uma visão integradora de três métodos distintos: a
Ludologia, a Narratologia e a Linguagem Audiovisual. A motivação do
título escolhido para o estudo de caso, Super Street Fighter IV, ocorreu
por ser um jogo popular, dentro de um gênero típico de jogabilidade, que
há mais de duas décadas se reinventa para agradar os fãs. Além disso,
dialoga diretamente com temas culturais (costumes asiáticos e artes
marciais) e temas cinematográficos (filmes de luta e o ícone representado
por Bruce Lee). O estudo focou os resultados visando contribuir
para uma compreensão do videogame, de modo que a pesquisa realizada
pudesse trazer parâmetros tanto para aprofundar elementos presentes em
sua linguagem quanto para o desenvolvimento de
questões de ligadas à sua realização.Resumo em português
da palavra videogame. Essa terminologia frente à humanidade é muito
recente, apenas com algumas dezenas de anos, porém, trata-se de algo
que converge em símbolos, técnicas e práticas, revestindo tais itens
contemporâneos e impactando a sociedade significativamente. Logo,
configura-se como um objeto de estudo capaz de promover reflexões
diversas. No caso desta pesquisa, consideramos que nessa expressão
do ato de jogar existe muito de game e pouco de vídeo. As abordagens
focando as narrativas e as mecânicas muitas vezes deixam uma lacuna
referente aos processos audiovisuais. Em função desta observação, foi
realizado um estudo de cunho hipotético-dedutivo e metapórico
preconizando uma visão integradora de três métodos distintos: a
Ludologia, a Narratologia e a Linguagem Audiovisual. A motivação do
título escolhido para o estudo de caso, Super Street Fighter IV, ocorreu
por ser um jogo popular, dentro de um gênero típico de jogabilidade, que
há mais de duas décadas se reinventa para agradar os fãs. Além disso,
dialoga diretamente com temas culturais (costumes asiáticos e artes
marciais) e temas cinematográficos (filmes de luta e o ícone representado
por Bruce Lee). O estudo focou os resultados visando contribuir
para uma compreensão do videogame, de modo que a pesquisa realizada
pudesse trazer parâmetros tanto para aprofundar elementos presentes em
sua linguagem quanto para o desenvolvimento de
questões de ligadas à sua realização.Resumo em português
Palavras-chave em inglês
audio-visual language
cinema
metapore
Street Fighter
videogame
cinema
metapore
Street Fighter
videogame
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