Arduino?


Imagine: ALGO QUALQUER + UMA PLACA + SEU COMPUTADOR = AQUILO QUE VOCE ESPERAVA . Certo?

Não se atenha às limitações lógicas, apenas pense em ALGO QUALQUER conectado ao SEU COMPUTADOR e chegando ao resultado AQUILO QUE VOCE ESPERAVA.

Isso pode ser algo factível sim. Porém algumas regras precisam ser observadas, afinal “UMA PLACA” precisa ter entradas e saídas compatíveis a “ALGO QUALQUER” e ao “SEU COMPUTADOR” . E para conseguir expressar na tela “AQUILO QUE VOCE ESPERAVA” precisa de uma programação condizente.

Absurdo? Ilógico? Ainda não entendeu?

Ok. O primeiro parágrafo também não ajudou muito.

O segredo para compreensão do que foi escrito acima é “UMA PLACA”, que se chama Arduino.

Arduino, não é nada mais nada menos que um circuito, uma placa semelhante a todas as outras que existem no seu computador, ou seja, um Hardware. Com uma série de entradas e saídas que permitem conectar o seu computador a objetos como mecanismos, sensores, motores, luzes, instrumentos musicais e o que sua imaginação permitir. Além disso, essa placa possui um ambiente de programação, possibilitando a programação do software em função de sua necessidade.

É algo que impressiona. Vemos uma série de brincadeiras e projetos que visam explorar o máximo desta novidade. Os vídeos trazem consigo um clima de “ainda vamos descobrir razões para utilizá-lo e da maneira mais prática o possível”. Porém, os experimentos complexos do agora, correm a passos largos em direção da vida prática e cotidiana, inclusive fazendo experimentos com telefones celulares.

Havendo disposição e o conhecimento necessário, muita coisa pode ser feita.

Os games não ficam de fora, por enquanto pude ver alguns exemplos de utilização:

- Sistemas de controle, que comandam braços robóticos ou outros mecanismo que servem para gerar desafios. Como equilibrar uma bolinha, como se fosse um jogo de coordenação ou desafio de lógica com luzes.

- O antigo GameBoy servindo para dar a batida com seu jogo musical , integrado a estações musicais.Arduino + Nunchuck + Pan and Tilt Camera, é um exemplo do que voce encontrar em nosso Canal do Youtube, inclusive criei uma lista de reprodução chamada Arduino & Games.

Indiscutivelmente um dos Arautos da inovação tecnológica chama-se: Arduino.


Um comentário:

  1. Pessoal,
    Acesse o site da EMPRETECNET, eles fabricam um KIT com uma placa compatível com arduino duemilanove, uma placa de rele, de potenciômetro, de sensor de luz, de sensor de luminosidade, de buzzer, de botão e demais componentes que podem ser realizados vários experimentos sem a necessidade de solda. Qualidade excelente!!

    ResponderExcluir