Mostrando postagens com marcador Pesquisa Acadêmica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pesquisa Acadêmica. Mostrar todas as postagens

Link para o meu mestrado (sobre Street Fighter :)

Pessoal, se quiser ler o meu mestrado: CLIQUE AQUI!!!!!!!!

Resumo do Mestrado
A relação entre os aspectos fílmicos e lúdicos dos jogos vão muito além 
da palavra videogame. Essa terminologia frente à humanidade é muito
 recente, apenas com algumas dezenas de anos, porém, trata-se de algo 
que converge em símbolos, técnicas e práticas, revestindo tais itens 
contemporâneos e impactando a sociedade significativamente. Logo, 
configura-se como um objeto de estudo capaz de promover reflexões 
diversas. No caso desta pesquisa, consideramos que nessa expressão 
do ato de jogar existe muito de game e pouco de vídeo.  As abordagens 
focando as narrativas e as mecânicas muitas vezes deixam uma lacuna 
referente aos processos audiovisuais. Em função desta observação, foi 
realizado um estudo de cunho hipotético-dedutivo e metapórico 
preconizando uma visão integradora de três métodos distintos: a 
Ludologia, a Narratologia e a Linguagem Audiovisual. A motivação do 
título escolhido para o estudo de caso, Super Street Fighter IV, ocorreu 
por ser um jogo popular, dentro de um gênero típico de jogabilidade, que 
há mais de duas décadas se reinventa para agradar os fãs. Além disso, 
dialoga diretamente com temas culturais (costumes asiáticos e artes 
marciais) e temas cinematográficos (filmes de luta e o ícone representado 
por Bruce Lee). O estudo focou os resultados visando contribuir
 para uma compreensão do videogame, de modo que a pesquisa realizada 
pudesse trazer parâmetros tanto para aprofundar elementos presentes em 
sua linguagem quanto para o desenvolvimento de 
questões de ligadas à sua realização.Resumo em português
Palavras-chave em inglês
audio-visual language
cinema
metapore
Street Fighter
videogame

2 lembretes de coisas bem legais

Esse post é breve a correria está apertada - mas... vou deixar aqui duas coisas interessantes, ok?

Um texto do professor Henry Jenkis sobre o Demolidor e um texto sobre Storytelling e Ensino, recomendo a leitura de ambos.

http://henryjenkins.org/2010/06/man_without_fear.html

http://electronicportfolios.org/portfolios/SITEStorytelling2006.pdf

Boas leituras!

Porque a informação é sua própria recompensa - os neurônios tem sede de conhecimento

Ótimo texto que aborda o processo cerebral da motivação em função do conhecimento ser a reconpensa. Trata-se de um excelente material de pesquisa com imagens extremamente elucidativas.
Para ler o original publicado na íntegra CLIQUE AQUI.

Video Games como Ferramenta de Ensino!

Meu amigo Brock Dobbles, um pesquisador de games e professor em Minneapolis, está ministrando um curso on-line com o Título: Video Games como Ferramenta de Ensino.
A descrição do conteúdo e maiores informações podem ser vistas no seu blog.

Aqui está a tradução (ou tentativa) do conteúdo:

Esta é uma introdução aos games on-line como ferramentas de ensino, trata-se de um curso completo com base em cinco anos de implementação e pesquisa.
O curso é embasado a partir de três conceitos:
- Aprofundamento no Aprendizado;
- Jogos;
- Motivação (apelo ao interesse).

O curso oferece formas inovadoras de aprendizagem, juntando estratégias instrucionais de investigação e recursos para educadores e designers. O curso é construído a partir do quadro que enumera cinco maneiras que os jogos podem ser utilizados para instrução.


O curso fornece uma visão geral dos jogos, e como eles podem ser utilizados como:
instrumentos para prática e textos informativos. Além de orientar para a concepção do ensino (utilizar os conceitos de criação do jogo para salas de aula, formação, e desenvolvimento profissional), bem como mostrar todas as listas de ferramentas
para elaboração de conteúdo.

Uma forma muito interessante de abordar o ensino da leitura, escrita, ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Pesquisa mostra que não é a violência que faz jogos serem atrativos.

Pesquisadores da Universidade de Rochester publicaram na última sexta-feira, uma pesquisa que quebrou um paradigma sobre os video games.

A conclusão da pesquisa é que um jogo não é atrativo pela violência e sim pelo nível de desafio. A motivação dos jogadores está ligada à satisfação psicológica. A evolução dentro de um roteiro, qual ele vença obstáculos e sinta-se eficiente. Principalmente pelo sucesso da autonomia de suas ações na estratégia desenvolvida.
Foram aplicados questionários a mais de 2500 jogadores habituais e 300 estudantes universitários. As perguntas vinham depois dos voluntários terem jogado uma plataforma de tiro em primeira pessoa em duas situações diferentes:
1- Uma caçada, onde estavam sujeitos a matar ou morrer, com muito sangue jorrando a cada adversário alvejado;
2- O mesmo jogo, só que não se atirava, apenas "marcava" o adversário, que evaporava de modo sereno até desaparecer quando derrotado.
Tais questões eram sobre a comparação dos jogos, as preferências, o que agradou e desagradou. A grande maioria rechaçou a violência e agressividade explícita.

O diretor do Centro para o Estudo da Violência de Iowa State University, Craig Anderson, afirmou que trata-se de um trabalho muito importante, onde um mito foi derrubado: violência faz os jogos serem divertidos.