Mostrando postagens com marcador Web 2.0 e Games. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Web 2.0 e Games. Mostrar todas as postagens

#gamescontrar7 (for understanding - in english)



Have you seen the twitter´s hashtags #gamerscontrar7, well it's in TT's, reached 300 tweets in a few seconds. As much as there is a big "wow wow" and posts that are worthy of anything, But I think it is have a importance like this moment means.

The age that television talked for itself , like an Italian stage is over! With the so-called Web 2.0, the same Italian stage has become an arena, where viewers will not like it, fight back, swearing, do not let go unchallenged.

Anyway, even amid the unrest generated by the school massacre in Rio de Janeiro, learned material as a notebook and e-mails, record the recurring presence of games like GTA and Counter Strike.

In this search the entire cost for a culprit, the games entered in evidence being exposed to fire from the journalistic inquisition, of which two examples are worth highlighting:

- The "O Globo" newspaper ..

- A tv program on Tv Record, presented by the journalist Paulo Henrique Amorim.

These two issues have generated the movement of gamers in favor of gaming. The hash tag is being used widely and I believe will yield even more issues because the program isnt´t broadcast yet. We will see the developments in the coming times.

I would like to make some considerations, moreover, have remained active in my twitter account, not to attack the TV Record, but to be demanding an impartial stance, expressing my outrage as a gamer and game designer.

Here in Ginger I had a thought, anyone who will listen what I say click here.

I want to raise a few points:

- For what reason the games should "pay the piper"?
- It's hard to expect a fair field?
- I wonder, why not talk of good initiatives related to games such as Games for Change.
- Which explains why the TV games, but not expose yourself? Should make comparative studies on the exposure in television of nearly naked bodies compared with rape and domestic violence.
- How much a game sells? How many people reach and how many commit crimes?
- When it puts into circulation a matter like this, there is consultation with specialists in cognitive science and other industry professionals? We'll see tomorrow.
- At some point was earned that the topic might be offending a whole community, including people who dedicate their lives to study, work, develop, and promote the culture that the games provide?

Somehow I felt offended, disrespected, like many, that was my way of reaction, to avail myself of two-way communication current issue and expose my feelings here.


#gamerscontrar7




Olá a todos...

Você já viu a hashtag no twitter #gamerscontrar7, pois bem ela está nos TT´s, em segundos alcançou 300 tweets. Por mais que exista um grande "oba oba" e postagens dignas do nada, creio que vale a pena ressaltar a importância do que este momento significa.

O tempo que a televisão falava sozinha, igual a um palco italiano acabou! Com a dita Web 2.0, o mesmo palco italiano tornou-se uma arena, se os telespectadores não gostarem, revidam, xingam, não deixam passar em branco. Vocês lembram do exemplo da Xuxa?

Enfim, em meio ainda as conturbações geradas pelo massacre na escola do Rio de Janeiro, materiais aprendidos como um caderno e e-mails, registram a presença recorrente de games como GTA e Counter Strike.

Nessa busca a todo custo por um culpado, os jogos entraram em evidencia sendo expostos a fogueira da inquisição jornalística, da qual dois exemplos merecem destaque:

- A matéria do Jornal O Globo..

- matéria do programa do jornalista Paulo Henrique Amorim.

Essas duas matérias geraram a movimentação dos gamers em prol dos games. A hashtag está sendo largamente utilizada e creio que ainda renderá mais assuntos, pois a matéria nem foi ao ar. Veremos os desdobramentos nos próximos momentos.

Eu gostaria de fazer algumas considerações, alias, tenho permanecido ativo em minha conta do twitter, não para atacar a Tv Record, mas para ser exigir uma postura imparcial, manifestando a minha indignação como gamer e game designer.

Aqui no Gengibre eu fiz uma reflexão, quem quiser ouvir o que eu disse clica aqui.

Gostaria de levantar alguns pontos:

- Por qual motivo os games devem "pagar o pato"?
- É difícil esperar uma matéria imparcial, que mostre os prós e os contras?
- Pergunto-me, por que não falar das boas iniciativas ligadas aos games como o Games For Change.
- Qual razão a tv expõe os games, mas não expõe a si prórpria? Deveriam fazer comparativos sobre a exposição de corpos quase nus comparados com estupros e violência doméstica.
- Quanto um jogo vende? Quantas pessoas atingem e quantas cometem crimes?
- Quando se coloca em circulação uma matéria como essa, existe a consulta a especialistas ligados a ciência da cognição e demais profissionais do ramo? Veremos amanhã.
- Em algum momento foi auferido que este tema pode estar ofendendo toda uma comunidade, inclusive pessoas que dedicam suas vidas a estudar, trabalhar, desenvolver e também promover a cultura que os jogos propiciam?

De certa forma me senti ofendido, desrespeitado, assim como muitos e essa foi minha maneira de reação, valer-me da questão biunívoca da comunicação atual e expor aqui meus sentimentos.



(se não entendeu o por que das imagens, cliquei aqui)

Maquinima - fantástico!

Conhece? Sabe o que é uma Maquinima?
Não? Bem, hoje vou mostrar, depois eu explico!

Outros Blogs

Este não é o único blog que eu tenho, criei ou participo. Na verdade, tenho alguns outros, pois blogs de uma maneira geral é uma ótima forma de aprendizado, roteirizar uma informação de modo bem próprio!

http://bullyingpeloralo.wordpress.com/

este é um blog mais cívico do que qualquer outra coisa, existe por duas razões ajudar quando alguém procura algo sobre bullying e para monitorar o número de acessos ao tema.

chinasteampunk.wordpress.com

trata-se de um working process de criação em ficção científica, misturamos dois temas: China e Steampunk, com isso buscamos a criação, a organização das informações, registros de experiência. Tal qual uma house de produção de idéias ou sonhos (como eu prefiro dizer).

galeriavitrine.wordpress.com

é um blog feito com dois integrantes do blog anteriormente citado ( o Ricardo e a Karyn), a idéia é ser um Portfólio virtual, explorar o potencial de criação de criação e um cardápio de opções.

beautyforashesp.wordpress.com

blog feito para divulgar a passagem do artista plástico Duda Penteado. Haverão exposições, palestras e até um manifesto, além disso o blog também funciona como um working process e galeria virtual de seus trabalhos!

Serious Games Video Clip

Uma seleção com diversos recortes de videos de Serious Games. Podemos ver uma série de exemplos positivos do uso da tecnologia e criatividade aplicados ao aprendizado.

James Gee, educação e games.

James Paul Gee é um dos mais respeitados pesquisadores dos Estados Unidos. Suas pesquisas sobre Video-games, Ensino e Linguagem são referências a qualquer um que esteja envolvido com o tema. Um dos exemplos de seu trabalho é seu livro "What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy", onde aborda a utilização de jogos para um ensinar literatura de um modo dinâmico e adaptado a realidade dos alunos.

Aqui segue duas amostras do vasto trabalho desenvolvido por ele:

- Um texto, chamado Bons Jogos, Boa Aprendizagem, para ler CLIQUE AQUI

- Um vídeo no Youtube, com o título James Gee on games and learning.

Voce conhece o conceito Edu 2.0?

Edu 2.0?
Talvez o modo mais simples de explicar o que iremos mostrar seja: Web 2.0 + Educação = Edu 2.0 De fato este pode ser o modo mais simples e não o mais efetivo.

O vídeo abaixo, mostra um conceito bem interessante sobre a questão que envolve tendências de interatividade e ensino.


Ambientes de Ensino e Espaços de Artes no Second Life




Recentemente postei sobre o Second Life, e suas aplicações ligadas ao ensino.

De lá para cá venho acompanhado muitas coisas nesse sentido. As vezes fico navegando, observando as tendências, e acho coisas muito interessantes.

As salas de aula e ambientes estão cada vez mais interessantes. Escolas, museus, zoológicos, associações de profissionais, estão usando o SL para encontros, conferências, aulas e até aplicação de testes.

Gostaria de mostrar aqui duas coisas que achei interessante.

A foto acima se trata de uma galeria de arte em Dresden e abaixo  um vídeo que exemplifica bem possibilidades de ensino.

 

Web 2.0 e os Games, eis a questão.

Para abrir o tópico, citarei o precursor e difusor deste termo, Tim O´Reilly:

"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva."

Considera-se isto como a nova geração da Internet, baseados em sistemas de conteúdo interativo como redes sociais, wikis e folksonomia. A utilização de tais mecanismos afetou diretamente as relações baseadas na comunicação, em um âmbito pessoal e comercial.
Esta situação de proximidade digital permite criar um vínculo estreito entre empresa e cliente. Instrumentos como blogs, flogs e perfis estão servindo para modificar conceitos de áreas certas áreas: jornalismo, publicidade e marketing entre outras. Pois, além do fácil acesso, existe um campo de pesquisa muito rico, pode traçar perfis, acompanhar comunidades e gostos semelhantes, entender a estruturação de um gosto específico em função das afinidades e compreender o que em minha opinião é o mais interessante de tudo: a arquitetura social.
Pensando em termos de paisagem humana, do ponto de vista da Teoria Geográfica da Paisagem isto “poderá dar pano para muitas mangas”, em breve farei um post sobre esta temática.
E os jogos dentro da Web 2.0?
Primeiro ponto, os games são uma forma de afinidade e aproximação de pessoas, pois há um tema em comum, o qual permite gerar uma breve conversa ou até mesmo desenvolver amizades. Quem joga videogame, RPG, ou mesmo tabuleiro, sabe do que estou falando. Logo, mediante a estruturação de afinidades temos um pilar central.
Outro aspecto a ser ressaltado, é que este público adora experimentar, conhecer e cada vez pontuar mais. Desta maneira muitas empresas utilizam os jogos para dois aspectos, mídia espontânea e geração de cadastro.
Para exemplificar como se dá a relação com Web2.0 games, escreverei 2 casos:

- Twitter: blog muito peculiar, onde as postagens permitem apenas 140 caracteres e pode-se acompanhar quem você tiver interesse. Existem pessoas que gostam de escrever sobre o seu dia a dia, mas o diferencial está nos focos de assutos específicos, onde quem posta são empresas, profissionais e aficionados. Eu acompanho uma série de desenvolvedores e empresas de jogos. Antes eu criei perfil sobre meu cotidiano, em dois meses tinha apenas 8 pessoas me seguindo. Quem tiver curiosidade, clique aqui
- FaceBook: parecido com o Orkut, este site de relacionamento faz coisas que todos os outros também realizam. Eu só abri uma conta para ter contato com meu amigos estrangeiros. Porém algo que achei curioso, foram os games que permitem uma série de ações, mas esse não é toda a diferença. Para se evoluir no jogo, necessita-se convidar amigos, quanto maior o número de pessoas em sua aliança melhor. Porém com a dificuldade de criar uma aliança com amigos de seu próprio perfil, comunidades foram criadas, para procurar pessoas interessadas e fazer com que os grupos aumemtassem, mesmo sem ter qualquer outra afinidade ou desenvolver qualquer tipo de relacionamento. O que isso prova? Nada, por enquanto a mesma situação sofrida pelo Orkut, onde muitas vezes pessoas foram adicionadas ao perfil por motivos completamente irrelevantes. Mas convenhamos, que um sistema desses em franca evolução, terá muitas novidades para apresentar.

Acho que por hoje está bom, mas deixo aqui o gancho para falar de duas coisas:
- Os simuladores de realidade virtual (Second Life, MMORPG e etc.);
- Estruturação de redes sociais através da Teoria Geográfica da paisagem.