Jogos de Lutas e suas influências

Jogos de Luta representam um capitulo a parte na história dos videogames.
Tem uma trajetória muito peculiar, que pode ser considerada um eco de um imaginário social muito presente.
Em nosso passado tivemos diversas guerras. Além das Mundiais, guerras nacionais e coloniais. Cresci ouvindo histórias dos pelotões das guerras de 30 e 32 nas quais meu avô lutou, e outros ancestrais que estavam na Guerra dos Farrapos ou do Paraguai com o décimo oitavo pelotão de lanceiros de São Borja e meu bisavô na Coluna Prestes enquanto a família era torturada e saqueada pelo governo, entre outros exemplos. Fatalmente quanto mais você conseguir levantar seu passado histórico, mais heróis descobrirá, cada qual com sua tradição, sejam samurais, soldados napoleônicos, combatentes do Vietnam, legionários no deserto e tudo mais.
Obviamente que essa idéia se modernizou, assumiu outras formas.
A sociedade moderna tem a ampla prática das artes marciais, revelando este desejo pela luta, mesmo que controlada ou adaptada, em diversos estilos com regras, equipamentos de proteção, videogames e campeonatos pela TV.
Porém quem inaugurou a era e oficializou o modelo, foi Bruce Lee. Que foi reverenciado no ocidente como um lutador e na Ásia como um herói, não apenas pela luta, mas pela arte.
Os diversos fatores do seu legado que continuam perpetuando-o como um ícone Pop foram:
- A primeira produção do continente filmada no ocidente.
- Foi o primeiro asiático a ser um astro, em uma cultura que Gengis Khan havia sido John Wayne e diversos vilões de gibi eram chineses.
- Além ao mundo a produção dos filmes orientais. Na calçada da fama em Hong Kong é o único astro a ter uma estátua com placa reconhecendo-o por isso.
- Abriu as portas do cinema oriental e principalmente no que se refere ao gênero dos filmes de luta.
- Influenciou a carreira de diversos astros.
- Instituiu uma moda na prática das artes marciais.

Quando houve essa explosão, surgiram diversos personagens de gibi baseados na figura do Bruce Lee, como o Punhos de Aço, Rei do Kung Fu entre muitos outros. A onda de lutadores negros do Bronx, etc.
Enfim, houve uma super-estruturação de um paradigma, de um estilo de vida e elementos ao nosso imaginário.
Filmes de luta vão e vem, mas nunca somem, seja em seções de reprise, ou com produções modernas. Agora, Will Smith está produzindo uma versão do Karatê Kid que se chamará Kung Fu Kid e Stallone com o Jet Li estão no Brasil filmando os Mercenários.
É muito interessante observar como tudo influenciou os games.
Quem não se lembra quando a única coisa que se pensava era jogar Street Fighter 2, com certeza quem viveu nessa época sabe que nas rodinhas de bate papo, era sempre uma descoberta, comentários sobre um golpe novo, os chefes e os finais.
Depois vieram outros jogos: Mortal Kombat, Virtua Fighter, Samurai Showdown, entre outros. Cada um tinha algo diferente, uns melhores, outros plágios. Uma produção intensa.
Hoje em dia vemos uma série de inovações em função da criatividade e tecnologia. Constrói-se novos ápices como narrativas elaboradas em Soul Calibour e os gráficos 2,5 D em Street Fighter 4.
Uma relação de mão dupla foi estabelecida, pois estes jogos até certo ponto tiveram suas influencias, mas depois também influenciaram alguns ramos, por exemplo:
- a narrativa de filmes de lutas em arenas após a consolidação deste gênero de games;
- na vida de muitas pessoas que através deles, descobriram o gosto pelas artes marciais.
Creio que os jogos de luta, além de mexer com algo que está associado ao subconsciente vem a ser uma expressão do imaginário, também, trás algo da cultura marcial focado na interatividade, principalmente com a identificação do ideal do lutador, ou mesmo a questão filosófica do Bushido (de um modo mais light).

Você se lembra como comemorou quando acabou o Street Fighter 2 a primeira vez? Garanto que para todos foi a mesma emoção de uma medalha olímpica.

Quem quiser ver, um vídeo super bacana sobre a evolução dos games de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário