#gamerscontrar7




Olá a todos...

Você já viu a hashtag no twitter #gamerscontrar7, pois bem ela está nos TT´s, em segundos alcançou 300 tweets. Por mais que exista um grande "oba oba" e postagens dignas do nada, creio que vale a pena ressaltar a importância do que este momento significa.

O tempo que a televisão falava sozinha, igual a um palco italiano acabou! Com a dita Web 2.0, o mesmo palco italiano tornou-se uma arena, se os telespectadores não gostarem, revidam, xingam, não deixam passar em branco. Vocês lembram do exemplo da Xuxa?

Enfim, em meio ainda as conturbações geradas pelo massacre na escola do Rio de Janeiro, materiais aprendidos como um caderno e e-mails, registram a presença recorrente de games como GTA e Counter Strike.

Nessa busca a todo custo por um culpado, os jogos entraram em evidencia sendo expostos a fogueira da inquisição jornalística, da qual dois exemplos merecem destaque:

- A matéria do Jornal O Globo..

- matéria do programa do jornalista Paulo Henrique Amorim.

Essas duas matérias geraram a movimentação dos gamers em prol dos games. A hashtag está sendo largamente utilizada e creio que ainda renderá mais assuntos, pois a matéria nem foi ao ar. Veremos os desdobramentos nos próximos momentos.

Eu gostaria de fazer algumas considerações, alias, tenho permanecido ativo em minha conta do twitter, não para atacar a Tv Record, mas para ser exigir uma postura imparcial, manifestando a minha indignação como gamer e game designer.

Aqui no Gengibre eu fiz uma reflexão, quem quiser ouvir o que eu disse clica aqui.

Gostaria de levantar alguns pontos:

- Por qual motivo os games devem "pagar o pato"?
- É difícil esperar uma matéria imparcial, que mostre os prós e os contras?
- Pergunto-me, por que não falar das boas iniciativas ligadas aos games como o Games For Change.
- Qual razão a tv expõe os games, mas não expõe a si prórpria? Deveriam fazer comparativos sobre a exposição de corpos quase nus comparados com estupros e violência doméstica.
- Quanto um jogo vende? Quantas pessoas atingem e quantas cometem crimes?
- Quando se coloca em circulação uma matéria como essa, existe a consulta a especialistas ligados a ciência da cognição e demais profissionais do ramo? Veremos amanhã.
- Em algum momento foi auferido que este tema pode estar ofendendo toda uma comunidade, inclusive pessoas que dedicam suas vidas a estudar, trabalhar, desenvolver e também promover a cultura que os jogos propiciam?

De certa forma me senti ofendido, desrespeitado, assim como muitos e essa foi minha maneira de reação, valer-me da questão biunívoca da comunicação atual e expor aqui meus sentimentos.



(se não entendeu o por que das imagens, cliquei aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário