Pesquisa mostra que não é a violência que faz jogos serem atrativos.

Pesquisadores da Universidade de Rochester publicaram na última sexta-feira, uma pesquisa que quebrou um paradigma sobre os video games.

A conclusão da pesquisa é que um jogo não é atrativo pela violência e sim pelo nível de desafio. A motivação dos jogadores está ligada à satisfação psicológica. A evolução dentro de um roteiro, qual ele vença obstáculos e sinta-se eficiente. Principalmente pelo sucesso da autonomia de suas ações na estratégia desenvolvida.
Foram aplicados questionários a mais de 2500 jogadores habituais e 300 estudantes universitários. As perguntas vinham depois dos voluntários terem jogado uma plataforma de tiro em primeira pessoa em duas situações diferentes:
1- Uma caçada, onde estavam sujeitos a matar ou morrer, com muito sangue jorrando a cada adversário alvejado;
2- O mesmo jogo, só que não se atirava, apenas "marcava" o adversário, que evaporava de modo sereno até desaparecer quando derrotado.
Tais questões eram sobre a comparação dos jogos, as preferências, o que agradou e desagradou. A grande maioria rechaçou a violência e agressividade explícita.

O diretor do Centro para o Estudo da Violência de Iowa State University, Craig Anderson, afirmou que trata-se de um trabalho muito importante, onde um mito foi derrubado: violência faz os jogos serem divertidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário