Conhecimento de Faculdade + Vida de Professor + Criatividade = Paisagem Aplicada Arquitetura Social com Games e Web

Considero este texto como uma das epopéias criativas de minha vida. Pois o caráter biográfico dará o rumo dos acontecimentos, até o pensamento central: remodelar o conceito de Paisagem para estruturação de Arquitetura Social em função do binômio Web e Games.
Minha formação profissional foi muito ampla. Em decorrência das experiências que vinham antes da faculdade, principalmente em cartografia e a ênfase que fora dada durante a graduação, (turismo, arqueologia. oceanografia e geomorfologia), quando me deparei com a disciplina TGP (Teoria Geográfica da Paisagem), todo aquele conteúdo desencontrado, começou a ganhar sentido.
O programa era constituído na evolução do pensamento metodológico da ciência geográfica, seus teóricos, como utilizar esse mecanismo de análises em pesquisas, trabalhos de campo, etc. O objetivo das aulas era expor os alunos as linhas de análise em pesquisa dentro do método de PAISAGEM. A idéia central era estudar os componentes formadores do espaço, seus níveis de relação, por meio de gráficos, organogramas, linhas de tempo entre outras esquematizações. A partir de então, pensei aplicar o referido método em qualquer coisa, decompondo a realidade igual a um caleidoscópio. Acontece que pesquisa dentro da Universidade é algo que respeita alguns padrões, não apenas científicos, mas também políticos e muitas vezes pessoais. O caminho é seguir sem cometer heresias epistemológicas, sem misturar linhas de análises. A primeira desventura foi querer aplicar tal idéia, na elucidação de formação de fenômenos sócio-espaciais (linha considerada oposta). O primeiro objeto de estudo seriam os guerreiros da Rússia, os cossacos, porém além de pouco material sobre eles, toda vez que alguém ouvia, achava um exagero, uma coisa fora de propósito. Deixei de lado a idéia ousada, apliquei a metodologia de paisagem de modo simples em meu trabalho de graduação. Logo depois de formado, comecei a lecionar, até chegar a uma escola tradicional de São Paulo, inclusive assumindo a disciplina Relações Comercias do Curso Técnico, de Comércio Exterior. Ao preparar as aulas, veio na minha cabeça uma série de coisas sobre a realidade do mundo, principalmente as mudanças sociais e econômicas. De repente tive uma idéia, estabelecendo um contexto geopolítico, para economia, o mundo como um tabuleiro de xadrez, os pontos que influenciam e eram influenciados. Tive as seguintes idéias:
- Origem das Relações Econômicas;
-Espacialização das Relações Econômicas;
- E o ponto principal, como trabalhar isso de modo simples, acessível e interativo.





Na primeira aula, levei gráficos sobre a distribuição da fibra óptica pelo mundo. A idéia era buscar extrair as relações implícitas, mas por ser muito abstrato, os alunos ficaram retraídos.
Eu precisava mudar de estratégia, e foi ai que lembrei de uma outra imagem, muito popular que mostrava o mundo à noite, com a nova figura consegui simplificar minhas idéias sem fugir de meus objetivos (que era provocar reflexões sobre aquelas diferenças). A atividade foi melhor do que pensei. Consegui atingir meus primeiros objetivosm, trabalhar questões como a correlação do passado com o presente que explicassem o que vemos na imagem. Porém ainda tinha o curso inteiro pela frente. Eu buscava sempre manter o nível das correlações, inclusive com outros exemplos que pudessem ser construídos. Por isso trouxe para aula o conceito de paisagem, mas de modo simples, dentro dos objetivos da disciplina.

Muitas outras disciplinas que ministrei e projetos que participei, sempre elaborei as idéias de apresentação com relações de modo paisagístico.

Nas aulas eu falei muito dos quadros de relação, e para facilitar o entendimento do que estou falando vou expor abaixo.
Aqui segue um exemplo:

Como interpretar este Trinômio? Usamos para descrever o espaço, preenchendo cada caixa de acordo com o que cada lugar estudado oferece. Por exemplo: o Cerrado, tem um potencial ecológico , uma exploração biológica e uma ocupação humana específica, então pode-se pegar uma caixa e atribuir os valores de composição de interação, pois o tipo de ocupação que houve nesta região, teve um princípio histórico ligado à colonização e a relação com o que o patrimônio natural oferecia. Se colocarmos outro lugar os resultados serão diferentes, como por exemplo, uma área litorânea ou a floresta amazônica, pois terão configurações diferentes (economia/ambiente/etc.), logo gerando dinâmicas de interação diferentes.

Enfim, mediante aos textos e bibliografias, fiz uma enorme colcha de retalhos de modo que pudesse decompor a paisagem estudada, reagrupá-la com o máximo de relações possíveis e imagináveis.
Logo, se eu fiz isso de um modo mais abrangente, tendo em vista toda e qualquer forma de construção de informação em um contexto espacial, por que não buscar outras formas e contextos?
Por que mesmo a internet sendo um espaço virtual, existe nisso uma vasta gama de componentes que podem ser especializáveis e principalmente relacionáveis:
- em primeira ordem, relações econômicas, sociais, culturais, que vão além de idiomas e podem identificar elos entre culturas tidas como diferentes;
- relações de fluxos de informação, caminhos que determinadas informações correm, em função de ciclos, dinâmicas e comportamentos grupais.
Podemos então traçar dois eixos para começar a entender a estruturação das redes sociais baseadas em games:
- vínculo de comunicação que os jogos promovem;
- jogos que exercem interação direta das pessoas pela própria net.

Embasado em tudo isto, cheguei a este resultado:

Interpretação: Conforme fora mencionado acima. Este esquema prévio foi esboçado não só para elencar fatores, mas também quantificar os graus que esses fatores se encontram em níveis heterogêneos e homogêneos. Por exemplo, o fator de interesse que pode manifestar um jogo X ou Y que atrai pessoas de diversos seguimentos sociais. Como as pessoas conversam sobre o jogo? As comunidades e fóruns são sobre dicas, ou para divulgar outros jogos semelhantes?
Enfim, apenas um pequeno exemplo.

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