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Após ver algumas imagens da Toy Fair 2009 de Nova Iorque, constato algo que vinha pensando ultimamente: o poder associado dos meios de comunicação e produção, principalmente sobre heróis.
Existem mais motivos que geram a onda de heróis no cinema do podemos imaginar. Por exemplo:
- a decadência do mercado impresso;
- diversas concorrências de entretenimento que levam a uma busca por uma briga de igual para igual;
- a cópia das idéias por roteiristas “meia-boca”, que estragam o conceito original;
- a expiração do prazo de direitos autorais, pois com o passar do tempo os personagens acabam se tornando domínio público, entre outros fatores.
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Vemos a recuperação de um mercado que havia sido taxado como decadente. A superação de valores e das práticas ultrapassadas, deram lugar a ações de massa que levam ao conhecimento de públicos distintos que nunca chegariam perto desse material. Basicamente as ações são embasadas em: cinema e bens de consumo como videogames e brinquedos. O mais engraçado é a realização do caminho inverso, que leva a procura desses personagens nas suas histórias em quadrinhos.
Obviamente, que essa idéia não é nova. Todos aqui já ouviram falar do He-Man? Pois bem, aquilo que conhecíamos como um desenho animado, era para ser inicialmente, material publicitário. Entretanto, os vídeos agradaram tanto a diretoria da empresa, que ao invés de usa-lo como propaganda, optou-se por realizar uma série de episódios, cujo impacto seria maior junto as crianças e suas famílias.
Voltando a falar da Toy Fair 2009, o que mais se viu lá eram os personagens do Watchmen, de "X-men Origins: Wolverine", além dos ilustres Batman e Joker. O que todos tem em comum? Todos estiveram em cartaz e cada um a sua maneira aparecem em uma série de jogos.
Cada vez mais estes Heróis deixam de ser algo cult e restrito, para se tornar parte da mitologia social moderna não só pelos conceitos imagéticos, mas também ligado aos meios de interação.
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