O Game "paga o pato".

Sempre ouvimos que jogos eletrônicos são culpados por uma série de problemas. Em menos de uma semana foi publicado no Yahoo dois textos: que os jogos eletrônicos fazem mal para vida social e que contribui para uma morte prematura!
De acordo com uma campanha veiculada na mídia internacional, de autoria das entidades British Heart Foundation, Diabetes UK e Cancer Research, games estão associados ao sedentarismo, logo abreviando a vida dos jogadores. Anteriormente, houve outra peça publicitária acusando os vilões citados também de obesidade.

Entidades a favor da indústria dos jogos rebatem, afirmando não ser provado as relações de causa e consequência mencionadas acima.

Isso me fez lembrar de dois exemplos:
- algo que seria cômico se não fosse trágico, de um coreano que jogou diversos dias literalmente sem parar até ser encontrado morto.
- os jovens atiradores que de uma maneira ou de outra sempre encaixam os jogos na sua história, talvez até como um álibi querendo dirimir a culpa.

Como centros de pesquisas de primeiro mundo, com equipamentos e financiamentos diferenciados se sujeitam a produzir trabalhos que muitas vezes vem apenas para justificar algo que já é tido como obvio?
Concordamos que algumas informações necessitam criar um certo impacto, para que seja a semente de uma mudança saudável em prol de uma mudança de hábitos coletivos. Mas vejo que esta forma de “demonização”, não é nada mais nada menos do que encontrar um culpado. Mas mesmo assim existem uma série de variáveis para serem discutidas na ótica antropológica, basicamente conceitos de saúde, doença e educação.

Duvido que estas instituições não conheçam o Nintendo Wii, o que dirá então do Games for Health.

Será que jogos não podem passar um conceito saudável? Combater o sedentarismo?
Com certeza (Respondo isso sem precisar de pesquisa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário